DAISY

O padrão de livros eletrônicos DAISY (Digital Accessible Information System) visa proporcionar uma experiência de leitura totalmente acessível a pessoas com deficiência visual. O livro combina texto e áudio e é estruturado de forma a propiciar a navegação direta por seções, capítulos e números de página, bem como a pesquisa por palavras, adição de marcadores e notas, entre outras funções inexistentes no audiolivro tradicional. O texto é apresentado na tela com tamanho variável, sincronizado com o áudio, beneficiando também pessoas com baixa visão e dislexia. Imagens e ilustrações são incluídas com as respectivas audiodescrições.

No Brasil, os livros em DAISY são tradicionalmente produzidos com a utilização de vozes sintetizadas, geradas por computador. A Mil Palavras inova ao implementar a produção com voz humana, o que se traduz em uma leitura muito mais rica e agradável.

Em função da garantia de acessibilidade, o formato DAISY foi adotado por programas governamentais como o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

Nossa equipe atua em todas as etapas da produção de publicações em formato DAISY, incluindo a editoração, a descrição das imagens e a sincronia entre texto e áudio.

Características

Navegação

A estrutura do livro é reproduzida no formato DAISY, permitindo a navegação por capítulos ou seções.

Comandos por teclado

Os comandos são ativados por atalhos de teclado, proporcionando ao usuário a mesma flexibilidade experimentada por aqueles que leem a publicação impressa.

Opções de visualização

A versão escrita traz alternativas para tamanho de fonte e contraste, atendendo às necessidades de pessoas com baixa visão.

Multimídia

Texto e áudio são sincronizados, possibilitando que o usuário selecione comandos para soletrar palavras e mencionar pontuação. A leitura pode ser produzida tanto com voz sintetizada quanto com voz humana.

Audiodescrição

Todas as imagens presentes na publicação impressa são incluídas na versão DAISY com audiodescrição, a fim de que o usuário tenha acesso ao conteúdo integral, incluindo capa, ilustrações, fotografias, tabelas e gráficos.