audiodescrição

 

Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite a inclusão cultural de pessoas com deficiência visual. Ações, cenários, figurinos, expressões faciais e efeitos especiais são descritos de forma objetiva para que pessoas que não enxergam compreendam integralmente o conteúdo da obra.

A audiodescrição aplica-se às mais diversas formas de apresentação audiovisual: cinema, TV, teatro, exposições de artes plásticas, eventos, roteiros turísticos, competições esportivas… Enfim, tudo o que pode ser visto pode ser descrito.

A Mil Palavras desenvolve todas as etapas de produção da audiodescrição, sempre com cuidado estético na elaboração do roteiro e sensibilidade na narração. A consultoria de um profissional com deficiência visual garante a adequação do serviço às necessidades específicas do público alvo.

Modalidades

Gravada

Aplica-se nos casos em que o conteúdo é pré-gravado, como no cinema e na TV. A narração é inserida entre os diálogos e mixada com precisão ao áudio original.

Ao vivo

É utilizada em eventos previamente ensaiados, como espetáculos de teatro, dança e circo. O roteiro é desenvolvido com antecedência e a narração é realizada a partir de uma cabine com isolamento acústico e transmitida para fones de ouvido.

Simultânea

Em eventos como competições esportivas, palestras e formaturas, não é possível o desenvolvimento de um roteiro prévio. Nestes casos, a audiodescrição é realizada à medida que o evento acontece e é transmitida diretamente para fones de ouvido.