No Caminho das Estrelas…

Publicado por Mil Palavras em com audiodescrição 01 abr 2014

2013 foi um ano de muito trabalho para a Mil Palavras. Com o blog “fechado para balanço”, acabamos deixando de dividir experiências e compartilhar alegrias. Então é hora de preencher as lacunas. Nos próximos posts, queremos contar um pouquinho do que nos aconteceu nos últimos meses. E a gente começa por um projeto pra lá de especial: O Caminho das Estrelas.

O Caminho das Estrelas é um programa do Planetário da UFRGS. Novidade para nós… E a gente adora novidade! O escuro da sala, as milhares de estrelas projetadas na cúpula, a reprodução acelerada do movimento do céu, os slides ilustrados, as fotos de época… Tanta coisa bonita para descrever. Mais do que isso: a vontade de fazer com que as palavras conduzissem cada espectador para uma experiência única, para uma viagem no espaço.

Para nossa sorte, tivemos um parceiro incrível. O Marcelo Cavalcanti da Silveira, planetarista da UFRGS, foi responsável por nos dar todo o suporte técnico necessário para o desenvolvimento do roteiro. Ele já havia, inclusive, participado de um curso de audiodescrição e acompanhou todas as etapas do processo de produção buscando formas de atender cada vez melhor esse grupo espectadores.

O Caminho das Estrelas fala sobre o sonho de alcançar as estrelas. Tem como ponto de partida as lendas do Sul e culmina no voo desbravador de Yuri Gagarin, o cosmonauta russo que registrou do espaço uma nova visão sobre o planeta Terra e que, à semelhança da própria audiodescrição, transmitiu por rádio, de maneira poética e precisa, as incríveis imagens que só ele podia ver.

Confira um trecho do programa no vídeo abaixo ou clique no link para assistir no youtube. Nas imagens, os slides que ajudam a contar a história. A projeção de estrelas e o movimento do céu, só mesmo no planetário…

trecho do programa “O Caminho das Estrelas” com audiodescrição

E aqui, uma reportagem da RBS TV sobre a primeira sessão com audiodescrição de O Caminho das Estrelas.

 

Publique um comentário