“Antes que o mundo acabe” já está nas locadoras

Publicado por Mil Palavras em com audiodescrição 14 fev 2011

“Antes que o mundo acabe”, nosso primeiro longa-metragem, está nas prateleiras das locadoras.

O pessoal da Casa de Cinema de Porto Alegre – em especial a diretora Ana Luiza Azevedo e o Giba Assis Brasil, um dos roteiristas e responsável pela montagem do filme – foi super receptivo à idéia de tornar o filme acessível às pessoas com deficiência visual.

“Antes que o mundo acabe” conta a história de Daniel, um adolescente que vê seu mundo virar do avesso quando começa a receber cartas do pai, que jamais conheceu. Mas a relação entre os dois não se estabelece através de palavras, e sim de fotografias. E aí estava nosso maior desafio: traduzir essa linguagem intensamente visual em palavras.

Na época do lançamento do filme, foi realizada uma sessão especial com audiodescrição e legendagem que lotou a sala do Cine Santander, em Porto Alegre. Infelizmente não foi possível incluir a audiodescrição nas cópias que foram para os cinemas, mas o DVD conta com esse recurso.

“Antes que o mundo acabe” acumulou diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Foi ainda considerado o melhor filme brasileiro de 2010 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). E encabeça as listas de “filmes mais retirados da semana” nos grandes jornais do Rio Grande do Sul.

Esse trabalho ainda leva a assinatura da Habanero Áudio, antigo nome da Mil Palavras. O roteiro e a locução da audiodescrição são de Letícia Schwartz.

Assista abaixo um trecho do filme ou selecione o link acessível a leitores de tela:

trecho de “Antes que o mundo acabe” com audiodescrição

Publique um comentário